Haroldo Palo Jr. mostrou como vivem as ariranhas do Rio Negro, no Pantanal. O mamífero da família das lontras existia no Brasil inteiro, mas hoje está em extinção no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Habitantes das águas calmas de rios e lagos, as ariranhas são diurnas e alimentam-se de peixes, aves e ovos, mas também comem cobras e pequenos jacarés. “Cada família vive em um território. Se a outra família invadir este local, ela come os filhotes”, explicou.

O Domingão relembrou o quanto elas podem ser perigosas, com uma matéria do Jornal Nacional, exibida em agosto de 1977. O 2º sargento do Exército, Sílvio Delmar Holenbach, então com 33 anos, pulou no cercado das ariranhas, no Jardim Zoológico de Brasília, para salvar a vida de um garoto desconhecido. O menino, Adilson Florêncio da Costa, 13 anos na época, escapou da morte após algumas mordidas dos animais. A coragem do sargento custou-lhe a própria vida. Sílvio morreu três dias depois, no Hospital das Forças Armadas, de infecção generalizada. Deixou viúva a mulher Eni Terezinha, então com 33 anos, e órfãos os quatro filhos, Sílvio Júnior, Paulo Henrique, Débora e Bárbara Cristina Holenbach, que tinham 7, 6, 3 e 1 ano de vida, respectivamente.
Sílvio Júnior, no palco do Domingão, disse que ficou sabendo da morte do pai pela televisão.
“Ele estava comemorando o último dia de faculdade dele quando isso aconteceu”, lembrou. O sargento virou nome de colégio, de rua, de auditório, de zoológico e de praça.

A família do menino resgatado não entrou em contato para agradecer, mas o filho de Sílvio destacou:
“O menino era apenas um instrumento da missão dele aqui”.
Haroldo explicou que, na época, eram quatro ou cinco ariranhas. “O menino deve ter caído porque se debruçou e ele foi mordido”, conta. A ariranha está presente em toda a América do Sul. “Hoje ela está muito ameaçada, porque ela depende da qualidade do rio. Quando o rio está poluído, não há população deste animal”, afirma. Cada ariranha come dezenas de quilos de outros animais por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário